ORIGEM DO 55º BATALHÃO DE INFANTARIA
A mais remota origem do 55º Batalhão de Infantaria está na 1ª Companhia do 2º Batalhão de Caçadores, criada em 19 de Abril de 1851, com sede em Salvador - BA. Essa Companhia deu origem ao 16º Batalhão de Caçadores que teve destacada participação na Guerra do Paraguai, recebendo o nome de “O Glorioso”. Em 1908, houve uma reestruturação do Exército, sendo criadas as 7ª, 8ª e 9ª Companhias isoladas, oriundas do 16º, 24º e 28º Batalhão de Caçadores.
Essas companhias originaram o 58º Batalhão de Caçadores, com sede em Niterói-RJ, em 1913, sendo na mesma ocasião criado o 59º Batalhão de Caçadores. Esses Batalhões deram origem ao 12º Regimento de Infantaria, com sede em Belo Horizonte - MG. O 12º Regimento de Infantaria ficou constituído de três Batalhões: o primeiro foi originado do 59º Batalhão de Caçadores, o segundo, oriundo do 58º Batalhão de Caçadores e o terceiro ficou sem efetivo e considerado destacado, na cidade de Pará de Minas - MG. Em 1968, o então Deputado Federal, LUIZ DE PAULA FERREIRA, solicitou ao Presidente da República, General ARTUR DA COSTA E SILVA, por ocasião de sua visita a Belo Horizonte - MG, a criação de uma Unidade do Exército no município de Montes Claros.
No dia 23 de Janeiro daquele ano, o Chefe do Escalão Avançado do Gabinete do Ministro, em Brasília, General ANTÖNIO BANDEIRA, informou que a solicitação estava sendo objeto de estudo pelo Estado-Maior do Exército. Em 21 de maio de 1971, os Vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros apresentaram um requerimento ao Presidente daquela Casa, solicitando que fosse dirigido um ofício ao Ministro da Guerra, para estudar a possibilidade de instalação de uma Unidade do Exército, de preferência um Batalhão de Engenharia. Em 1975, pela necessidade de modernização da estrutura do Exército, foram extintos os Regimentos. O primeiro Batalhão do 12º Regimento de Infantaria passou a denominar-se 12º Batalhão de Infantaria e o segundo passou a denominar-se 55º Batalhão de Infantaria.
Redes Sociais