Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Histórico do Batalhão
Início do conteúdo da página

Histórico do 55º Batalhão de Infantaria

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 15h42

                        A mais remota origem do 55° Batalhão de Infantaria está na 1ª Companhia do 2° Batalhão de Caçadores, criada em 19 de abril de 1851, com sede em Salvador-BA. Essa Companhia deu origem ao 16° Batalhão de Caçadores, que teve destacada participação na Guerra do Paraguai, recebendo o nome de "O Glorioso". Em 1908, houve uma reestruturação no Exército, sendo criadas a 7ª, 8ª e 9ª companhias isoladas, oriundas do 16°, do 24° e do 28° Batalhões de Caçadores.

            Essas companhias deram origem ao 58° Batalhão de Caçadores, com sede em Niterói-RJ, em 1913, sendo na mesma ocasião criado o 59° BC. Esses batalhões deram origem ao 12° Regimento de Infantaria (12º RI), com sede em Belo Horizonte-MG. O 12° RI ficou constituído de três batalhões: o primeiro foi originado do 59° BC, o segundo, oriundo do 58° BC e o terceiro ficou sem efetivo e considerado destacado, na cidade de Pará de Minas. Em 1968, o então deputado federal Luiz de Paula Ferreira solicitou ao Presidente da República, General Artur da Costa e Silva, por ocasião de sua visita a Belo Horizonte, a criação de uma Unidade do Exército no município de Montes Claros-MG.

            Em 21 de maio de 1971, os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros apresentaram um requerimento ao presidente daquela Casa, solicitando que fosse dirigido um ofício ao Ministro do Exército para estudar a possibilidade de instalação de um Batalhão de Engenharia.

            Em 1975 foram extintos os Regimentos. O primeiro Batalhão do 12° RI passou a denominar-se 12° BI e o segundo, 55° BI.

            O 55° Batalhão de Infantaria foi transferido de sua sede para a cidade de Montes Claros-MG, graças à atuação do Dep. Luiz de Paula e de políticos da região. Em 13 de setembro de 1983, por intermédio da portaria 738, foi concedida ao 55° BI a denominação histórica de Batalhão Dionísio Cerqueira, em homenagem ao General Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, por sua participação na Campanha do Paraguai, por sua abnegação e dedicação e por sua conduta como integrante do 16° BC.

         Atualmente, o 55º BI está subordinado diretamente à 4ª Região Militar e ao Comando Militar do Leste, e para a execução da Operação Carro-Pipaao Comando Militar do Nordeste.O Batalhão possui diversas missões que, dentre elas, destacam-se a formação de contingente reservista preparado e bem adestrado para o combate, caso seja necessário. Deve, ainda, estar em condições de realizar Operações de Garantia da Lei e da Ordem. No campo social,destaca-se o auxílio sempre prestado à Defesa Civil, por ocasião das calamidades públicas, assim como nas ações cívicos sociais, prestando assistência médica-odontológica. Finalmente, o Batalhão presta apoio a diversos órgãos federais, estaduais e municipais, em suas esferas de atuação.Além de todas essas atividades de importância incontestável, o 55º BI tem como missões a Operação Carro Pipa, que garante o abastecimento de água potável para a população do norte de MinasGerais e Região Sul daBahia; a fiscalização de produtos controlados dentro do SEPI –Be o PROFESP (ProgramaForças no Esporte) para o qual recebe recursos direto do COTER.

Fim do conteúdo da página