Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > COMANDANTE > Sem Categoria > Curriculo Vitae
Início do conteúdo da página

Curriculo Vitae

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 13h07

 

COMANDANTE DO 55º BATALHÃO DE INFANTARIA


 

HENRIQUE DE QUEIROZ HENRIQUES 

Nascido em 31 de dezembro de 1978, na cidade de Manaus, Amazonas, é filho de Fernando Chaves Henriques e Dalgiza de Queiroz Henriques.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2024.

Incorporou às fileiras do exército em 10 de fevereiro de 1996, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – SP.

Em 25 de novembro de 2000, foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras com sede em Resende - RJ. Sendo classificado no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Natal - RN, onde desempenhou a função de Comandante de Pelotão De Fuzileiros.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2008 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2020 e 2021, ambas no Rio de Janeiro - RJ.

Foi Subcomandante da 12ª Companhia de Polícia do Exército, sediado em Manaus -AM, no biênio 2006 e 2007.

Comandou subunidades incorporadas, foi Chefe da Seção de Relações Públicas e  Chefe da Seção de Operações do 22º Batalhão de Infantaria, Batalhão Tocantins, sediado em Palmas-TO.

 Foi chefe da Seção Psicopedagógica do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica e do Colégio Militar de Brasília, ambos no Distrito Federal.

Desempenhou ainda as funções de Instrutor e Chefe da Divisão de Pessoal do Colégio Militar de Brasília, no triênio 2017, 2018 e 2019.

Como Oficial de Estado-Maior, foi chefe do Estado-Maior da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Barão de Melgaço, em Cuiabá- MT.

O  Coronel Henriques possui os seguintes cursos e estágios: Curso de Infantaria da AMAN (2000), Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga (2001), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2008), Curso de Psicopedagogia Escolar (2013), Curso de Comando e Estado- Maior do Exército (2020/21), Estágio de Adaptação no Pantanal (2022).

É Pós Graduado em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira pela Universidade Federal do Tocantins (2012) e Mestre em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos (2021).

Foi condecorado com a medalha militar de prata, medalha corpo de tropa bronze, medalha Marechal Trompowsky, medalha de serviço amazônico passador de prata, medalha Marechal Osório – o Legendário, medalha do Sexagenário de criação da Polícia do Exército, comenda Rondon da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger- MT e a Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá-MT.

O Coronel Henriques casado com a Sra. Sandra Márcia e possui duas filhas: Amanda e Emanuele.

 

Fim do conteúdo da página